7 de set. de 2013

Resenha - Em Chamas

O segundo volume de uma trilogia, que não sofreu a maldição do segundo livro.


Eu não tenho muita sorte com segundos volumes de trilogias, geralmente é uma decepção o segundo livro. Mas, claro, os livros de Suzzanne Collins, fogem completamente à essa regra.

Em Chamas, sequência de Jogos Vorazes, é simplesmente fantástico! Comecei a ler o livro e, assim como o primeiro foi difícil largar. A sequência dos fatos é simplesmente perfeita. Cada página é uma surpresa diferente. A leitura não flui, te carrega. É como estar sendo levada pela correnteza de um rio e quando você menos espera, o rio se encontra com o mar. E você vai sendo levado pelas mais altas onda, de encontro desconhecido, ao extraordinário. 

Preparados para os vagalhões?
Então, vamos à história.




Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins 
Editora: ROCCO Jovens Leitores

De volta ao Distrito 12, Katnniss e Peeta, tentam retomar suas vidas da melhor maneira. Isso, é claro, é impossível. Afinal, os jogos não acabam na arena quando você vence. Eles ainda precisam fazer a turnê da vitória. E isso não é nada fácil.

Quando desafiou a capital com as frutas envenenadas, Katnniss acendeu uma fagulha que se espalhou rapidamente. O clima em alguns distritos é bem tenso. E mesmo o presidente Snow, tetando omitir o que está acontecendo, a tensão é visível, por exemplo, quando a capital envia centenas de Pacificadores para o Distrito 12. 

Katnniss (com a ajuda de Heymitch claro, ela num ia descobrir isso sozinha), percebe que se quiser salvar aqueles que mais ama, terá de seguir as regras da capital, o que significa inclusive, se casar com Peeta.

O casamento, no entanto, não acontece, já que para provar ao povo de Panem, que quem manda na p**ra toda é a capital, o presidente decide que nem os mais fortes podem desafiá-los. Sendo assim, o maior pesadelo dos vitoriosos acontece: eles voltarão para arena. 

Ao saber disso, Katniss faz um acordo com Heymitch, no qual dessa vez eles irão manter Peeta vivo. Só que Peeta pretende manter Katnniss viva. Aí já viu neh...

Muita coisa acontece em Em Chamas. Assim como o primeiro livro, este é divido em três partes: A fagulha: que mostra a tensão causada pela atitude de Katniss e, que toma conta dos distritos, e as consequências disso para ela, Peeta, e quem mais estiver por perto.
O Massacre: que explica o que é O Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos e, quais serão a surpresas da  75ª edição dos Jogos e, apresenta os tributos.
O Inimigo: Quando os Vitoriosos entram na arena. Arena essa, que vai surpreender a todos, por conta da imaginação dos idealizadores dos jogos.

Tia Suzzanne foi incrível. Mais uma vez nos surpreendeu, nos chocou, nos fez amar uns e odiar outros.
Peeta está mais que um amor. Eu simplesmente amo o garoto com o pão. Ele roubou meu coração! Determinado, corajoso, romântico, inteligente e humilde_ ele é tudo o que mamãe pediu pra Deus. E que eu respondo "amém", concordando totalmente. rsrs
Katnniss continua um pouco confusa em relação aos seus sentimentos. Mas, isso não dura muito (louvemos!). Ela e Peeta estão mais próximos e ligados.
Gale, continua o mesmo rebelde de sempre. Heymitch, sarcástico e irônico. A Prim, mais madura (e eu, espero sinceramente, que mantenham a maturidade dela no filme. Que não a transformem numa chata chorona, como fizeram no primeiro).

Por falar em filme, estou um pouco apreensiva em relação à adaptação. Como disse, apesar de ter praticamente o mesmo número de páginas, muita coisa acontece nesse livro. Tenho receio de que retirem partes importantes da história, quando for pras telonas. Principalmente no que diz respeito a relação entre a Katnniss e o Peeta. Certos detalhes, se forem ignorados perderão bastante o sentido como ocorreu, por exemplo, com a cena do pão. Que no livro acontece quando eles eram crianças, e as tésseras, que fazem com que Gale tenha seu nome 42 vezes na colheita. Esses detalhes são mais fáceis de se compreender, por quem leu o livro.

Bem, isso é tudo pessoal. Se eu falar mais do que isso, vai virar um spoiler sinistro. E fica aqui o meu desejo: Leiam!!!


E aqui vai o trailer, caso tenham curiosidade.




Bjos

2 comentários:

  1. Eu amo jogos vorazes e já li a trilogia.
    Amo demaaaaais..
    Mas mudando de assunto:
    Você era seguidora do meu blog, para falar a verdade você foi a primeira tirando as minha amigas porem ele deu problema e eu tive que fazer outro e estou pedindo se você pudesse segui-lo de novo.
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é perfeito. Talvez até o melhor da trilogia!
      E o filme não me decepcionou!

      Excluir