25 de jun. de 2013

Tá na mídia - Vandalismo


Fui pra rua e eis o que penso sobre o vandalismo.




É muito fácil defender a ação da polícia quando se está acompanhando tudo do sofá de casa. A polícia deveria Primeiro proteger os manifestantes pacíficos daqueles que que querem causar a desordem. E isso não sou só eu que estou dizendo. A Anistia Internacional divulgou um guia para ação policial em manifestações, que deixa isso bem claro. Mas, ao que parece, e o que eu vi, é que esse guia é totalmente ignorado. Porque tacar bombas de efeito letal_ ops, o efeito é tipo esse mas, o nome correto é Bomba de Efeito Moral_, no meio de uma multidão onde onde estão presentes crianças e idosos, não me parece muito coerente.

 

"Ah mas tem que conter esses vândalos, esse povo que só quer saber de quebrar tudo e blá, blá, blá... blá." É claro que tem que conter os vândalos. Mas, esses "vândalos" não seriam fruto da falta de acesso à educação de qualidade, saúde e moradias decentes?! Quem sabe se os pais desses vândalos, recebessem um salário digno depois de passar quatro horas no trânsito, trabalhando quase 10 horas, ao invés de um salário que muitas vezes não dá nem pra sanar as necessidades mais básicas, esse "vândalo" não estaria quebrando tudo?!

"Ah mas eu conheço um fulano que a vida era uma desgraça e, ele deu a volta por cima e hoje é doutor..." É incrível como nessas horas a gente sempre conhece alguém. Mas, claro, é muito mais fácil (e cômodo) reproduzir a história do vizinho, do tio de um amigo meu, do que admitir que esses "vândalos" são fruto do nosso sistema. Sistema que prioriza alguns e exclui muitos. E se esse sistema não mudar, a cada dia mais "vândalos" serão gerados dele, e mais uma vez a Raiz do problema será ignorada, e acharão totalmente correta a ação da polícia atirando bomba como se fosse confete. Se dirão a favor da redução da menor idade penal, ignorando o fato de que muitas crianças já crescem esperando pelo dia que irão pra cadeia, porque esse é o único caminho que lhes foi apresentado.

Não estou defendo o vandalismo, só não ignoro os problemas que estão por trás disso. O caminho que levou até isso.


Crédito das imagens: Foto Labsg



2 comentários:

  1. Concordo com vc Ju, os vândalos causam sim desordem e fogem ao objetivo do movimento, mas são frutos de uma sociedade má construída por um governo corrupto!

    www.tahlindaamiga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ghaby. As pessoas acusam os vândalos e até entendo elas mas, mas os estragos causados por eles não chegam nem perto do prejuízo causado pelos políticos corruptos que governos esse país.
      Bjos

      Excluir