31 de jan. de 2013

Uma série brasileira para ler em 2013

Olá! Tudo bom?

Tô meio sumida neh?! Eu sei. Me desculpem! É que eu aproveitei as férias para viajar. Fui pra casa da minha avó em Nova Almeida, uma cidadizinha (bem "inha" mesmo), no Espírito Santo. Como na casa da minha avó, não tem computador, acesso á internet, só na lan house. Eu até fui à uma, mas ela estava sem internet. Realy? _Realy! Aí eles me indicaram outra. Em uma hora que eu fiquei lá, a conexão caiu umas 10x. #tenso! Entretanto, isso é até bom. Ás vezes a gente precisa mesmo se desligar de toda essa tecnologia e mundo virtual. E Nova Almeida (onde eu não ia havia três anos), estava uma delícia como sempre!

O título do post é Uma série brasileira para ler em 2013 e não Minhas Férias neh. Então vamos falar da série.


Os Karas 


Essa série é escrita pelo meu autor brasileiro favorito: Pedro Bandeira. Ele é um dos maiores defensores da educação e da leitura no Brasil. Bandeira defende principalmente que o hábito de ler deve começar em casa. Segundo ele, ainda vivemos em uma sociedade que "prefere investir no pé, do que na cabeça das pessoas".

A série escrita por ele, contém 5 livros que narram as aventuras de cinco amigos: Os Karas (que dão nome à série). O grupo dos Karas é composto por: Miguel, Calú, Crânio, Magrí e Chumbinho. Cinco adolescentes que estudam no Colégio Elite, um dos mais caros e melhores colégios de São Paulo. Vamos conhecer um pouco melhor o grupo?

Miguel: Ele é o líder do grupo. Diferente dos outros ele não tem nenhum apelido. A sua seriedade não permite isso, conforme nos diz o próprio autor. A ideia de formar o grupo dos Karas foi dele. Além de líder do grupo, é também presidente do Grêmio Estudantil do colégio Elite. É Miguel quem decide o próximo passo a ser dado pelos Karas.

Calú: É o garoto mais bonito do colégio. Ator, é também o especialista em disfarces. Mesmo nas horas mais tensas ele procura manter o bom humor, dando ânimo aos amigos na hora da ação.

Crânio: O gênio dos Karas. É o campeão de xadrez do Elite e também o mais inteligente. Pensativo e calado, leva sempre consigo a sua gatinha (às vezes fica somente passando-a de leve nos lábios, sem extrair nenhuma melodia). É especialista na solução de códigos.

Magrí: A única menina do grupo, é corajosa, destemida e a melhor atleta do colégio, e a esperança da medalha olímpica para o Brasil. Apesar de toda delicadeza e meiguice, Magrí (que tem esse apelido por ser "magrinha"), se torna uma "gata" perigosa quando é preciso salvar os amigos ou entrar em ação. 

Chumbinho: É o caçula do grupo. Aficcionado por vídeo-games e computadores, sente de longe o cheiro de aventura. Chumbinho foi o último dos Karas a entrar para o grupo. Esperto e muito corajoso, descobriu o grupo secreto, e conquistou os amigos provando ser um verdadeiro Kara e não um "menininho mimado", como eles primeiro pensaram.

Outro personagem muito importante na série, é o detetive Andrade. Não vou falar muito sobre ele porque se não estrago a surpresa. rsrsrsrs 

(Fonte: Clube dos Karas)

Os livros são:

Título: A Droga da Obediência
Editora: Moderna

A Droga da Obediência é o primeiro mistério de verdade que Os Karas enfrentam.
Quando 27 alunos dos colégios mais caros de São Paulo, desaparecem, Miguel aciona os Karas para uma emergência máxima. E no forro dos vestiários do colégio Elite, esconderijo do grupo, ele dá as instruções para que eles comecem a desvendar o mistério por trás dos desaparecimentos. Em um clima de muito suspense e ação, os Karas enfrentam a macabra da trama internacional do sinistro Doutor Q.I. Que quer dominar a humanidade aplicando nos jovens uma perigosa droga!


* Esse livro é marcado também, pela entrada de Chumbinho no grupo.








Título: Pântano de sangue
Editora: Moderna

O crime organizado ronda o Pantanal!
Após o assassinato de seu professor de Matemática, Elias, Crânio embarca para o Pantanal, seguindo a mesma rota feita por seu querido professor_ uma vez que, ele acredita que a morte do professor foi motivada por algo maior do que somente um assalto. No entanto, durante a viagem Crânio desaparece misteriosamente. O que faz com que os outros Karas, embarquem para o Pantanal a sua procura.

Repleto de surpresas e emoções, Pântano de Sangue, discute de forma fascinante, os problemas causados pelo tráfico no Pantanal, assim como a dizimação dos jacarés, dos índios e a destruição da natureza, em um dos últimos paraísos terrestres.
Ao longos dos anos, a cada nova edição, a série foi ganhando capas diversificadas. As capas colocadas acima, foram escolhidas porque foram as capas das edições que eu li. As mais recentes são estas abaixo:




Título: Anjo da morte
Editora: Moderna

Solomon Firedman, um grande ator de teatro e professor de Calú, é assassinado minutos antes de entrar em cena. No local do crime a única pista é um terrível panfleto nazista. O principal suspeito é um ex-oficial nazista, conhecido como Anjo da Morte. Acusado de matar milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, hoje ele é comandante de uma organização mundial que pretende instaurar no Brasil o IV Reich.
Seguindo a linha dos livros anteriores Anjo da Morte, traz ação e muito mistério para o leitor desvendar e um final surpreendente!
Título: A Droga do Amor
Editora: Moderna

Em um quarto de hotel em Nova York, Magrí é surpreendida com uma carta escrita em Tênis Polar por Chumbinho. O Dr. Q.I está foragido. A menina, que estava em NY para uma competição de ginástica, sofre uma lesão e impossibilitada de competir, volta para São Paulo.
No Brasil, o assunto do momento é a Droga do amor... que foi roubada! Não bastasse tudo isso, após uma briga entre Miguel, Calú e Crânio, os Karas parecem ter chegado ao fim.
Agora, Magrí e Chumbinho precisam encontrar um meio de unir o grupo novamente e resolver o mistério por trás do roubo da Droga do amor e a fuga do Dr. Q.I..
Mais uma vez, de forma belíssima Pedro Bandeira aborda um tema social que envolve toda a humanidade.








Título: Droga de Americana
Editora: Moderna

Durante uma competição de ginástica olímpica no colégio Elite, a filha do presidente do Estados Unidos é sequestrada!
Pelo menos é isso que os sequestradores pensam. Uma vez que a menina mantida em cativeiro é Magrí! Sim. Em um ato corajoso Magrí, salva a vida de Peggy (sua amiga e filha do presidente americano), sendo sequestrada em seu lugar.

Os Karas agora, precisam agir o mais rápido possível, porque cada segundo pode vale a vida de Magrí.

Ao longos dos anos, a cada nova edição, a série foi ganhando capas diversificadas. As capas colocadas acima, foram escolhidas porque foram as capas das edições que eu li. As mais recentes são estas abaixo:


♠♠♠

E aí? Ficaram curiosas (os)? Espero que sim! E mais ainda: espero que leiam os livros!
2013 ainda está com cheirinho de novo, o que nos dá um ano quase inteirinho para se aventurar e surpreender com a série. Outra coisa boa, é que já tem feriado prolongado por aí. E se você, como eu, vai curtir a folia  do carnaval em casa, que tal aproveitar esses dias e começar a ler a série?  =)


Beijos!





11 comentários:

  1. O melhor post de todos os tempos. A melhor série de todas. Pedro é amor, e as capas de agora são feias, prefiro as antigas. Bela dica Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Brigada!
      Pedro é amor, é paixão, mistério e poesia! XD
      Hm eu até gosto das novas capa mas, também prefiro as antigas.

      Bjos

      Excluir
  2. Pedro Bandeira e a série Karas é vida! Os livros fizeram parte da minha infância e é uma das melhores séries brasileiras que já vi. Acho que todo mundo devia conhecer os livros dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele fazem parte da minha vida. Li muitos mas, ainda não li todos que queria. E você está certíssima "todo mundo devia conhecer os livros dele".

      Bjos

      Excluir
  3. Obrigada pela visita! Adorei seu blog viu, mas vou confessar bem baixinho 'eu não tive dúvidas foi quando li esse post. Porque Pedro Bandeira é um dos meus autores preferidos'.

    Estou seguindo.

    Olha minha confissão de amor ao Pedro aqui
    http://liliescreve.blogspot.com.br/2012/10/dia-do-livro-os-preferidos.html

    http://liliescreve.blogspot.com.br/2012/10/o-que-eu-gostava-de-fazer-quando-crianca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro é mara! neh Lili. Livros perfeitos!
      Ainda quero montar minha prateleira exclusiva de Pedro Bandeira. São tantos livros, cada um mais apaixonante que o outro!


      Bjos

      Excluir
  4. Juliene,

    Não sei em que planeta estive morando porque nunca ouvi falar nesss série!! Ok, talvez alguma professora tenha comentado por alto quando ainda estava no colégio, mas, por algum motivo, não me recordava! Terei que ler! Obrigada pela sugestão! Parecem ótimos livros!

    Ah, obrigada também pela visita e pelo comentário em meu blog! Volte sempre que quiser!!

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micha, pode ler que você não vai se arrepender.
      Aproveite e leia outras publicações de Bandeira também, ele tem muitos títulos bons!

      Bjos
      Volte Sempre!

      Excluir
  5. Olá, vim retribuir a sua visita e me deparei com um blog super fofo e minha cara.

    Estava olhando e parei aqui, eu adoro essa série acho que depois de HP essa ai fez minha adolescência mais feliz, costumava sonhar que eu estava nas cenas e tudo (não conta isso para ninguém por favor).

    Enfim... seu blog é lindo, os assuntos me interessam por isso eu vou estar de volta sempre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada Thaiza!
      E tenho que confessar uma coisa também: Eu também me imagino nas ceno, entro tanto na história que quando percebo, já sou uma das personagens. Agora estamos quites de segredos! rsrsrs

      Bjos
      Volte Sempre!

      Excluir