18 de out. de 2013

Resenha - A Livraria vinte e quatro horas do Mr. Penumbra

A capa desse livro me chamou a atenção no anúncio do skoob, e eu tive que pesquisar mais sobre o livro, li algumas resenhas e acabei ganhando de aniversario, e demorei um século pra ler, mas enfim eu li.
Iara Mendes


Livro: A Livraria vinte e quatro horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito

O livro conta a éstoria de Clay, um web designer, que se vê obrigado a procurar qualquer tipo de emprego diante da situação econômica de seu país. Ele acaba aceitando um emprego de atendente em uma livraria 24 horas. Um lugar bem peculiar, onde só alguns clientes aparecem, e quando aparecem é para pegar livros misteriosos junto ao proprietário, o Mr. Penumbra.  Clay recebe a ordem de Mr. Penumbra, de registrar em um livro caixa, cada um que entra na loja, que livro procura, e a sua aparência. No começo ele acha meio estranho, mas o faz. No decorrer do tempo, Clay começa a ficar curioso a respeito do que se passa na livraria. Então, ele começa a ler o livro caixa, e descobre que há uma sequência em que os livros são emprestados. Clay então faz um modelo 3D da biblioteca, e acaba descobrindo um segredo que é o ponto de partida, para o decorrer do livro.

A Livraria vinte e quatro horas do Mr. Penumbra tinha tudo pra da certo, tem um enredo interessante, um enigma pra ser descoberto, ou seja, ingredientes perfeitos para uma boa éstoria. Mas o autor não consegue prender nossa atenção, a linguagem do livro pelo menos pra mim é um pouco complicada, com diversos termos que só um web designer conhece (ou alguém da área). Pela primeira vez eu marquei mais termos pra pesquisar, do que frases interessantes. Apesar de tudo, eu acho que o livro vale a pena ser lido, o segredo por trás dos clientes da loja vale a pena ser descoberto. 





Um comentário:

  1. Parece ser interresante, mas não sei se teria paciencia para ler, não gosto de linguagem complicada
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir