23 de out. de 2013

Tá na mídia - Outubro Rosa - Prevenção é um benefício eterno

Vocês sabiam que o Brasil é o país com o maior índice de mortes por causa do câncer de mama?

Eu também não sabia. Fiquei sabendo somente depois de pesquisar sobre o assunto para um trabalho da faculdade.  Fiquei assustada com os números e mais ainda em saber que esse quadro pode ser revertido com uma medida bem simples: prevenção, Auto-Exame, uma consulta médica.


O tratamento contra o câncer de mama apresenta resultados muito positivos quando diagnosticado logo no início. O que no Brasil na maior parte dos casos não acontece. Quando o câncer é diagnosticado já está em estágio avançado. Daí a importância de se cuidar. De conhecer o próprio corpo, de ir ao médico. 

É importante lembrar que só o auto-exame não é suficiente, devemos consultar um médico pelo menos duas vezes por ano. E atenção aos tipos de exames clínicos. Existe uma idade certa para realizar cada procedimento.

Exame clínico: realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia: radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica. É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.
Fonte: INCA


O auto-exame não tem contra indicação. Portanto, não tem desculpa pra não fazer. É muito simples, tão simples que você pode fazer ao som da sua música preferida. Tão simples que eu te ensino. É só clicar no vídeo.

Auto-Exame - Câncer de Mama


Viram como é fácil neh?! 
Etão corre lá fazer o seu. O auto-exame vale pra todo mundo que já usa sutiã. E claro: não deixem de ir ao médico. Todo mundo deve se cuidar. Não esqueça de dar essas dicas pras amigas. Pega sua playlist e vai se prevenir. Conta pra tia, pra mãe, pra vô, pra prima, enfim pra geral, que a prevenção é um benefício eterno.

Bjos até a próxima e cuidem-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário